All right’. Você está pensando em receber os seus amigos para um jantar no fim de semana e não sabe por onde começar?

Enquanto você trabalha na cozinha, que tal manter os convidados animados com uma tábua de queijos deliciosa?

Nesse blog contamos o passo para a escolha dos ingredientes e como montar uma tábua de queijos e ‘snacks’ linda, linda.

Escolha os acessórios

As tábuas de queijo são normalmente montadas em uma bandeja de madeira ou ardósia, que podem ser quadradas, retangulares ou até mesmo redondas.

Se você ainda não possui uma dessas ainda não se sinta pressionado: você poderá usar um prato mais decorado ou até mesmo uma tábua de madeira daquelas que vendem na Ikea. Qualquer superfície plana funcionará bem.

Escolha os queijos

Tente incluir uma variedade de sabores e texturas variadas usando queijos de diferentes famílias. No Tesco, por exemplo, há uma grande variedade de queijos com preços bastante acessíveis.

Quer glamorizar um pouquinho mais? O Fallon & Byrne e o Dollard & Co oferecem queijos selecionados do mundo todo. Delícia.

Tipos de Queijos

Estão catalogados centenas de opções de queijos ‘around the world‘. Não sabe qual escolher? Veja as principais famílias de queijos aqui:

  • Aged: Aged Cheddar, Gruyere, Gouda.
  • Soft: Brie, Camembert, Goat.
  • Firm: Manchego, Parmigiano-Reggiano, Edam.
  • Blue: Gorgonzola, Roquefort, Stilton.

Adicione um pouco de charcuterie (carnes curadas).

Presunto, salame, chouriço e mortadela são boas opções para beliscar e intensificam o sabor do queijo.

Tabua de Chacoterie

Adicione snacks salgados

Azeitonas, ‘pickles’, alcachofras, amêndoas, castanhas de caju são ótimas opções para compor a tábua e ainda dão um charme na decoração.

Adicione um toque adocicado

Contraste. É tudo o que precisamos para deixar a entrada ainda mais interessante. Adicionando itens doces a sua tábua de queijos dará a possibilidade de os convidados fazerem combinações entre o doce e salgado. Frutas secas, damasco, mel e geleias geralmente fazem sucesso.

Extra decoração, porque não?

Para finalizar, adicione ervas da estação na sua forma natural ou flores comestíveis. Com essas dicas tenho certeza que a sua tábua de queijos ficará incrível e os seus convidados terão uma noite memorável. 

Gostou desse blog? Compartilhe!